O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta quinta-feira (28) a lei que reajusta o piso salarial paulista para R$ 1.874,36 . O valor representa um aumento nominal de 46% sobre o piso pago em 2022, de R$ 1.284. A nova lei entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da publicação.
Com a sanção, o salário mínimo paulista passa a ser 15,6% maior em relação ao atual piso nacional, que é de R$ 1.621. A diferença de R$ 253 representa um diferencial que reflete o impacto positivo da política paulista de proteção à renda.
O reajuste de 46% desde 2022 garante desempenho melhor que o nacional, que teve aumento nominal de 33,7% no mesmo intervalo. O piso paulista mais que dobrou em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 19,5% no período.
O piso paulista vale para trabalhadores de categorias que não têm salário mínimo profissional definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.
LEIA TAMBÉM: Novo salário mínimo paulista: veja as categorias profissionais que terão aumento
A medida abrange funções como trabalhadores domésticos, cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência, serventes, trabalhadores agropecuários, auxiliares de serviços gerais, vendedores, garçons, motoboys, pedreiros, encanadores, pintores, operadores de telemarketing e trabalhadores de limpeza e conservação, entre outras atividades.
São Paulo Defesa Civil alerta para onda de calor e risco elevado de incêndios em SP
São Paulo MIS Experience leva exposição de São Paulo à cidade de Atibaia em realidade virtual
São Paulo Araraquara recebe Circuito Mais Mulher com ônibus que leva atendimento e orientação
São Paulo Processo Seletivo Unificado para pós-graduação da Unesp recebe inscrições até dia 14 de setembro
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (27), em SP: tempo seco
São Paulo Campanha de Multivacinação continua nos 645 municípios de SP até 1º de setembro Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 25° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsas